17 de janeiro

Conheça 10 paisagens brasileiras espetaculares

Florestas, dunas, rios, cachoeiras, lagoas e praias fazem parte da imensidão de incríveis belezas naturais que nosso país oferece aos turistas. De Norte a Sul, cenários únicos encantam e revelam o que nós temos de melhor: a natureza. Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 10 paisagens das cinco regiões para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil. Confira!

 

Entre tantas belezas naturais de Bonito, no Mato Grosso do Sul, destaca-se a Gruta do Lago Azul; um monumento natural com um belíssimo espelho d’água azul-turquesa. Com 90 metros de profundidade e grande dimensão, o lago faz parte de uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992, uma expedição franco-brasileira encontrou no local uma série de fósseis de mamíferos que viveram durante o período Pleistoceno – de 6.000 a 10.000 anos atrás.

 

 

Ao chegar no Pantanal, a maior planície alagável do planeta, o turista descobre porque esse é um dos lugares mais belos e encantadores do Brasil. A variedade das paisagens cênicas, o pôr do sol multicolorido, os rios e a exuberância da fauna e da flora proporcionam um verdadeiro espetáculo da natureza. Além de mais de 650 espécies de aves, o turista tem a chance de ficar cara a cara com tamanduás-bandeira, jacarés e onças-pintadas.

 

 

Em meio a tantas belezas naturais, uma atração se destaca e encanta os visitantes em Maragogi: as piscinas naturais. A seis quilômetros da costa – ou a 25 minutos de barco desde a vila -, esses oásis refrescantes (chamados de galés) são formados por arrecifes de corais que reúnem peixes coloridos e outros animais marinhos.

 

 

Principal cartão-postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, a Cachoeira Véu da Noiva tem 86 metros de altura e é formada pela queda do rio Coxipó. Para apreciá-la, a maneira mais fácil é por meio de um mirante que fica próximo à entrada do parque.

 

 

Localizado dentro da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás, o Vale da Lua é um curioso conjunto de formações rochosas cavadas pelas águas transparentes do rio São Miguel. O nome vem de sua aparência lunar, com crateras formadas pelo atrito das rochas com a areia levada pelas águas.

 

 

Um dos atrativos naturais mais fotogênicos do país, as Cataratas do Iguaçu atraem turistas de todas as partes do mundo. Contando os dois lados – o argentino e o brasileiro -, elas formam o maior conjunto de quedas d’água em volume do planeta, com cerca de 275 cachoeiras que chegam a 90 metros de altura. Em 2011, a beleza inigualável foi reconhecida como uma das Sete Maravilhas da Natureza.

 

 

A Cascata do Caracol, de 130 metros de altura, é um dos principais cartões-postais naturais do Rio Grande do Sul. Localizada na cidade serrana de Canela, a queda d’água está dentro do Parque Estadual do Caracol, que possui ótima infraestrutura turística, com mirantes, restaurantes, trilhas sinalizadas, teleférico e elevador panorâmico.

 

 

Ao longo das curvas da Baía de Guanabara – considerada uma das mais belas baías do mundo -, estendem-se belezas naturais de formações únicas, como ilhas, maciços e o imponente Pão de Açúcar para completar o cenário espetacular. Em extensão, é a segunda maior baía do Brasil, perdendo apenas para a Baía de Todos os Santos, na Bahia.

 

 

A 550 quilômetros da costa do Recife, o Arquipélago de Fernando de Noronha está repleto de atrações naturais e praias que são consideradas as mais belas do país. Uma delas, a Baía do Sancho, se destaca frequentemente nas listas que elegem as melhores faixas litorâneas do planeta. Além da beleza cênica inconfundível, o lugar é um dos melhores pontos de mergulho do país, com ótima visibilidade e bancos de corais repletos de vida marinha.

 

 

A ausência de carros e iluminação pública, casinhas simples de alvenaria, pousadinhas, restaurantes e incríveis paisagens naturais dão o tom para o sossego da belíssima Ilha do Mel, no litoral do Paraná. Para chegar lá e curtir as mais de 40 praias, é necessário pegar uma embarcação que sai de Pontal do Sul (em Pontal do Paraná) ou de Paranguá, município do qual a ilha faz parte.

 

Fonte: viagem.br.msn.com

POSTS RELACIONADOS

Comments

comments

Depoimentos

  1. vitoria dos anjoos ribeiro disse:

    amei

  2. Veralucia Sore disse:

    Maravilha, lindas fotos!!

  3. Veralucia Sodre disse:

    Maravilha, o Brasil, luga lindo e ver!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *